Estimule o seu bebé a… Falar!

A comunicação surge muito antes da fala. O choro é a primeira forma de comunicação do bebé com o mundo exterior. Nesta fase, é importante responder de forma assertiva ao choro do bebé. Isto fará com que ele sinta que é valorizado e que as suas emoções e necessidades são importantes. Ser responsivo (não apenas ao choro, mas a todas as formas de comunicação do bebé) é a primeira forma de estimulação da linguagem, porque, obviamente, se não houver resposta de forma persistente, o bebé vai deixar de se tentar comunicar.

Por isso, nas primeiras palavras ou balbucios, valorize o que o bebé lhe diz ou tenta dizer. Seja rápido em responder. No entanto, não facilite a vida do seu pequenino. Ele vai começar por apontar ou dizer algo parecido com a palavra que conhece. Com o tempo, os pais começam a perceber que, por exemplo, “baba” quer dizer “água”. Mas estimule o seu bebé a dizer a palavra correctamente, insistindo de forma amorosa, quando lhe responde. Para isto, não precisa de corrigi-lo – quando estiver a dar a água ao seu bebé, diga, por exemplo: “que Água tão boa!” Assim, vai estar a dizer a palavra correctamente, e o bebé vai interiorizando e aprendendo o som correcto.

No caso do apontar, isto é, quando o bebé aponta para um objecto que quer, pergunte directamente o que ele quer. Não torne este processo demasiado fácil. Sempre que possível, estimule a conversa. E, claro, elogie o bebé quando ele diz algo de forma correcta!

Ainda: não utilize linguagem de bebé ao falar com o seu pequenino, nem use diminutivos em excesso. Esforce-se por falar correctamente as palavras e de forma natural. Coloque-se no lugar do bebé: se o carro no início se chama “popó”, porquê que depois vai passar a chamar-se carro? Ou porquê que existem duas palavras diferentes para o mesmo objecto? Isto pode criar confusão da cabeça do bebé, e ele pode inibir-se de se expressar por isso.

As crianças aprendem a falar, ouvindo! Assim, os pais podem estimular a fala, não apenas por falar Para o bebé, mas por conversar Com o bebé (desde bem cedo, mesmo quando ainda está na barriguinha). Não é preciso ser extremamente criativo para falar com o seu bebé. Podem conversar durante todo o dia, sobre o que estão a fazer. Isto cria uma significação para as palavras, e o bebé, por observar, consegue compreender e começar a relacionar o som ao objecto ou acção. Sempre que conversar com o seu bebé, esforce-se por manter o contacto visual, fale devagar e faça perguntas.

Cantar, ler histórias e brincar são excelentes formas de estimular a fala. Nestas alturas, poderá utilizar diferentes sons e gesticular, assim como ensinar novas palavras, pela utilização de imagens ou brinquedos. As rimas também estimulam o desenvolvimento da linguagem, mesmo nos bebés pequeninos. A repetição de palavras diferentes com as últimas vogais tónicas iguais faz com que as crianças foquem a atenção na sonoridade das palavras e comecem a perceber as semelhanças e diferenças entre elas.

Enfim, a base é sempre a mesma: dedicar tempo ao bebé e criar momentos de qualidade em família. O amor é o ambiente mais propício à estimulação e, por consequência, à aquisição de novas aprendizagens.
Boas conversas! 🙂 <3

Artigos Relacionados

MENU

Serviços

A minha conta

Faça a sua marcação