Brincar na rua com frio – sim ou não?

“Brincar na rua? Com este frio? Só se quiserem ficar doentes!”

Quem já ouviu expressões assim?
Mas será mesmo assim?

Brincar na rua tem imensas vantagens: respiramos ar puro, e não ar artificialmente aquecido, que prejudica o sistema respiratório; brincar com pedras, folhas, paus é muito mais saudável e estimula mais a criatividade do que brincar com brinquedos de plástico; em vez de estarem sentadas, as crianças correm, escavam, rebolam e estimulam diversas competências da motricidade global e fina; …

E se vos dissermos que brincar na rua inclusive fortalece o sistema imunitário?

É verdade! O Sol, que no nosso querido Portugal brilha mesmo quando está frio, melhora o nosso sistema imunitário, por promover a síntese da vitamina D no organismo (que contribui para a manutenção normal dos ossos e da função muscular). Além disso, nos países nórdicos, onde está sempre muito frio, as crianças são habituadas a sair à rua para melhorar a capacidade do corpo de se adaptar a baixas temperaturas e, desta forma, aumentar as suas defesas.

Brincar na rua, sabemos bem, facilita a aprendizagem, que é potenciada pelo movimento, pela exploração, pela investigação, pela manipulação; promove a atenção, a curiosidade e a motivação.

Lemos algures que até mesmo ‘a miopia tem menor incidência em crianças que passam mais tempo a brincar na rua e estão naturalmente mais habituadas a focar em objectos a média e longa distância’. Não é fantástico?

Brincar na rua é um poço de vantagens, e não queremos que os nossos pequeninos o façam apenas entre Maio e Setembro. Deixem os vossos filhos e alunos brincar na rua durante todo o ano! Em Portugal temos imeeeensos dias de Sol no Inverno, não acha que é mesmo de aproveitar?

Quer brincar na rua de forma mais segura? Abrigue as zonas mais vulneráveis ao frio (mãos, pés e ouvidos); use várias camadas de roupa; se estiver a chover, utilize galochas e gabardines impermeáveis com capuz. E já está!

Depois de tantos bons motivos, o que acha de levar os seus filhos para a rua e brincarem ao ar livre?

Artigos Relacionados

Faça a sua marcação