Relação causa-efeito – o que é e como se desenvolve no bebé?

A noção da relação causa-efeito é uma competência que surge desde muito cedo no cérebro do bebé, e que, à medida que ele cresce e se desenvolve, se vai aprimorando e se complexificando.

A primeira noção desta relação de causalidade acontece quando o bebé chora, e esse choro tem uma resposta – o colo e o conforto do adulto cuidador. Desta forma, o cérebro do bebé começa a compreender que o acontecimento A – chorar – tem uma resposta B – conforto. E essa relação entre A e B, e a percepção do bebé sobre ela, é fundamental para que o bebé desenvolva as suas competências cognitivas.

Como é que o bebé desenvolve a noção da relação causa-efeito? Como todas as restantes competências do desenvolvimento, quando falamos de um bebé com um desenvolvimento saudável, esta noção surge naturalmente, resultado das interacções do bebé com o ambiente.

O adulto, como sempre, deve apenas preparar o ambiente, de modo a que este seja adequado à idade e nível de desenvolvimento do bebé.

Como é que preparamos o ambiente de forma a que este estimule no bebé a noção da relação causa-efeito?

Nos primeiros meses, nos quais os movimentos do bebé ainda são muito reflexivos, este ambiente poderá ter guizeiras, chocalhos e roquinhas – objectos que quando o bebé mexe, emitem um ruído.

Quando surgem os primeiros balbucios, é importante interpretá-los como comunicação. E a comunicação e o diálogo tem, por si só, também uma relação causal – eu falo, e ouço uma resposta. Por isso, não desvalorize os balbucios do seu bebé e dê-lhe sempre resposta, valorize-os e incentive essa “conversa”.

Ah! E não se esqueçam de nunca repreender o bebé naquela fase gira em que ele se diverte imenso a atirar brinquedos para o chão! Ele está só a perceber como funciona o mundo e a desenvolver-se. Está a perceber que quando atira um brinquedo ao chão, esse brinquedo faz barulho. E é giríssimo perceber os diferentes sons dos diferentes objectos a caírem no chão, não é? Se ainda não sabe porquê que o seu bebé o faz taaaantas vezes, leia o nosso artigo sobre a importância da repetição.

Todas estas brincadeiras ajudam o bebé a compreender esta coisa de que ele tem efeito sobre o mundo e de que as suas acções têm uma resposta. Isso permitir-lhe-á agir com cada vez mais intencionalidade e, reforçando, desenvolverá as suas competências cognitivas.

no replies

Leave your comment